SOS Rio Paiva reuniu com autarca de Castelo de Paiva

A Associação SOS Rio Paiva – Associação de Defesa do Vale do Paiva, reuniu na passada sexta feira, dia 4 de Novembro, com Gonçalo Rocha, Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, na sequência do apelo feito por mais de 600 cidadãos da região expresso na carta aberta “Queremos o rio mais limpo da Europa de volta!”.

Os elementos da SOS Rio Paiva manifestaram ao autarca a sua profunda preocupação com a poluição que tem afectado o Paiva nos últimos anos e para a urgência em encontrar soluções para os graves problemas, nomeadamente as descargas poluentes das Estações de Tratamento de Águas Residuais de Vila Nova de Paiva e Castro Daire. Foram ainda entregues a Gonçalo Rocha cópias dos relatórios realizados pelo Serviço de Protecção da Natureza da GNR na sequência de denúncias efectuadas por este associação e as respostas dadas aos deputados dos “Verdes” pelo Gabinete da Ministra do Ambiente, que comprovam a origem da poluição naquelas deficientes e ilegais infra-estruturas situadas a montante do concelho paivense.
A Associação SOS Rio Paiva solicitou ainda a consulta das análises à qualidade da água do Paiva no lugar de Várzea (freguesia de Bairros) realizadas este ano. As análises efectuadas pela Câmara revelam níveis preocupantes de poluição, nomeadamente a ocorrência de salmonelas na água em várias recolhas efectuadas entre Maio e Setembro de 2011.
A Associação de Defesa do Vale do Paiva solicitou também uma reunião com o Presidente da Câmara de Castro Daire para dialogar sobre o assunto mas não obteve, até ao momento, qualquer resposta.
Neste momento a associação, que lamenta a passividade que o assunto tem sido tratado tendo em conta a importância deste curso de água, pondera os próximos passos a dar no sentido de pressionar os responsáveis locais e entidades públicas a intervir na urgente salvaguarda deste importante património natural.

“Em termos de qualidade da água, o rio Paiva é considerado um dos melhores da Europa, assumindo bastante importância para a conservação da fauna aquática e ribeirinha…” *

* ICNB-Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade, “Plano Sectorial da Rede Natura 2000 – Sítio Rio Paiva”.
rio paiva

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.