S.O.S. Rio Paiva denuncia novas descargas poluentes

A Associação S.O.S. Rio Paiva denunciou junto das autoridades duas descargas poluentes no rio Paiva ocorridas no espaço de apenas uma semana. A primeira ocorrência foi verificada no passado dia 8 de Abril, altura em que o rio se apresentou subitamente com o leito de cor verde e opaca no troço entre Castro Daire e Arouca. Uma semana mais tarde, no dia 15 de Abril, a situação repetiu-se, existindo fortes suspeitas que a poluição tem origem no concelho de Castro Daire. Ambas as situações ocorreram após a queda de chuva na região, situação que tem sido frequente nos últimos anos e que levanta suspeitas sobre o aproveitamento do aumento do caudal do rio para a realização de descargas ilegais.

A associação S.O.S. Rio Paiva denunciou de imediato ambas as situações ao Serviço de Protecção da Natureza da GNR que tem demonstrado grande empenho na identificação de focos de poluição no Rio Paiva, nomeadamente através do Comando Territorial de Viseu. A associação agradece ainda a valiosa colaboração da população local que nos tem feito chegar informações importantes sobre a ocorrência e possível origem destas descargas criminosas.

Todas as informações sobre este assunto podem ser enviadas por email para o seguinte endereço: [email protected] ou directamente para os serviços do SEPNA da GNR.

A associação apela ainda à urgente intervenção das autarquias locais na identificação destes focos poluentes e na sua imediata erradicação.

poluicao rio paiva 15-4-2015_CDaire

Foto: Pedro Figueiredo (Castro Daire 15-4-2015)

Artigos relacionados:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *