Rio Paiva – Conhecer para preservar

Palestra Rio Paiva – Conhecer para preservar
"Conhecer para preservar" foi o tema escolhido para a Palestra realizada no passado dia 16 de Junho no Auditório do Agrupamento Vertical de Escolas de Castelo de Paiva (AVECP) onde o Rio Paiva esteve em destaque através da apresentação do trabalho realizado por alunos e professores daquele estabelecimento de ensino no âmbito no Projecto Rios. Os alunos 'adoptaram' um troço do rio Paiva na região de Castelo de Paiva tendo estudado o seu património natural, sócio-económico e cultural. Este minucioso trabalho permitiu-lhes avaliar o valor e a importância do curso de água no equilíbrio dos ecossistemas e o valor das pequenas coisas que o compõem. Um olhar sobre os diversos valores que fazem do Paiva um rio único e valioso mesmo com todas as ameaças que pairam sobre as suas águas e as margens.
A sessão contou com a actuação dos alunos da Academia de música de Castelo de Paiva e as intervenções de:
Beatriz Silva – Presidente da CP do AVECP; Gonçalo Rocha – Pres. da Câmara de Castelo de Paiva; Pedro Teiga – Coordenador Nacional do projecto Rios; Mariana Cruz – Biorumo; Sandra Pinto – Associação Florestal do Vale do Sousa e Sérgio Caetano – SOS Rio Paiva, Associação de Defesa do Vale do Paiva.
 
 
 
 
 
 
A Associação SOS Rio Paiva aproveitou o evento para lançar dois desafios. O primeiro dirigido à Escola para a realização de um intercâmbio com uma escola do Alto Paiva para o qual se disponibilizou para colaborar. O segundo dirigido ao Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Paiva para que aproveite as competências concedidas pelo Decreto-Lei nº 142/2008 avançando com a classificação do vale do Paiva como Paisagem Protegida de Âmbito Local.
Seguiu-se a apresentação por parte dos alunos do projecto Rios que se centrou em dois pontos do Rio Paiva (Castelo e Quinta de Varzielas). 
Foi um evento muito interessante onde o público pode ainda apreciar uma magnifica exposição de fotografias sobre o Paiva e o projecto realizado.
rio paiva

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.