SOS Rio Paiva em busca dos ofícios tradicionais

 
sos juventude em accaoEste projecto da SOS Rio Paiva, pretende conhecer e divulgar o trabalho dos últimos artesãos do vale do Paiva, através de diversas actividades que culminarão na edição de um livro.
 
Irá ser desenvolvido em vários locais, abrangendo os concelhos de Castelo de Paiva, Cinfães, Arouca, Castro Daire, S. Pedro do Sul, Vila Nova de Paiva, Sátão, Sernancelhe e Moimenta da Beira.
 

 

 

 

O nosso objectivo é conhecer e divulgar os ofícios artesanais, parte importante daquilo que define um povo, que constrói laços sociais e molda uma comunidade. Visto que é cada vez mais difícil encontrar ofícios como os do moleiro, funileiro (latoeiro) ou do ferreiro, com a mesma importância que tinham há algum tempo atrás, acreditamos ser possível, através do registo e divulgação destas profissões, inverter esta tendência e encontrar formas de despertar novamente o interesse por estas actividades. Ao mesmo tempo a promoção deste património cultural enriquece o vale do Paiva e valoriza o nosso rio, contribuindo para a sua preservação.
 
Nesse sentido agradecemos desde já toda a informação que nos possam enviar sobre este tema, nomeadamente:
  • Contactos de artesãos que desenvolvam o seu ofício na região (preferencialmente nas freguesias ribeirinhas ou junto aos afluentes do rio Paiva: Moleiros, Cesteiros, Ferreiros, Marceneiros, Oleiros, etc, etc…
  • Arquivos fotográficos onde se possam eventualmente encontrar registos da actividade artesanal;
  • Pessoas/associações/entidades que eventualmente estejam informadas sobre este assunto e nos possam ajudar na investigação;
 
O envio de informação deve ser feito para os seguintes contactos:
email: [email protected]
Telef. 917101359

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.