![]() |
SOS Rio Paiva em Alvarenga (Arouca) |
Foi um dia preenchido de convívio e troca de ideias onde se aprofundou o conhecimento sobre a importância do vale do Paiva e do seu valor natural, ensombrado por uma série de problemas que ameaçam o seu futuro, nomeadamente a degradação da qualidade das águas (que nos últimos anos tem conhecido uma evolução bastante preocupante) e o anúncio da construção de diversas infra-estruturas nas margens para a promoção de actividades turísticas.
Durante a manhã foram feitas duas apresentações a cargo do SOS Rio Paiva. Raquel Ribeiro, com a colaboração de Inês Luís, falou do enquadramento biogeográfico do Rio Paiva, a sua importância ecológica e as espécies mais emblemáticas do Paiva, salientando a sua classificação na Rede Natura 2000 e a existência de várias espécies protegidas de fauna e flora que encontram aqui as condições ideais. Sérgio Caetano fez um breve historial do SOS Rio Paiva, das suas acções e das principais ameaças que pairam sobre este importante curso de água, apresentando o plano defendido pela Associação para salvar o Rio Paiva: A identificação e eliminação dos focos de poluição; a introdução de medidas de conservação e zonas de protecção de espécies e por último o fomento do turismo e de projectos locais de desenvolvimento em harmonia com aquele que é sem dúvida o principal valor natural da região.
![]() |
Fauna e flora do vale do Paiva |
Registou-se a ausência neste momento de reflexão sobre o Rio Paiva dos autarcas das Câmaras Municipais de Castelo de Paiva, Arouca, Castro Daire e Vila Nova de Paiva, convidados para o evento. O único autarca presente foi o Presidente da Junta de Freguesia de Alvarenga.
A tarde foi preenchida com uma visita às margens do Paiva próximo de Meitriz, onde os participantes puderam apreciar alguns exemplares de fauna e flora do rio, bem como a visita de uma garça-real.
1 comment for “Pelo regresso do ‘rio mais limpo da Europa’!”