
Os objectivos desta iniciativa foram plenamente alcançados. Registamos a recolha de meia tonelada de resíduos das margens do Rio Paiva nas 5 acções realizadas que contaram com a participação da Associação de Produtores Florestais de Montemuro e Paiva, Associação Caminhos da Memória, Associação Cultural e Recreativa de Soutosa, Associação Eco-Turística Douro Paiva, Associação de Estudo e Defesa do Património Histórico-Cultural de Castelo de Paiva, Associação Florestal do Vale do Sousa, Associação Aldeias de Magaio, Associação Binaural, CLDS, Associação Ardena, Naturpaiva. e do Serviço de Protecção da Natureza da GNR.
Verificou-se a existência de grandes quantidades de lixo doméstico nas margens das zonas de lazer do Rio Paiva, situação preocupante uma vez que este lixo seria arrastado pelas correntes durante o Inverno, ficando espalhado pelo vale, muitas vezes em locais inacessíveis. A iniciativa permitiu também sensibilizar a população local para a ameaça que representa a deposição de lixo nas margens do rio, situação que prejudica o turismo, aumenta o risco de incêndio, contribui para a degradação da qualidade da água e afecta negativamente a biodiversidade num rio classificado na Rede Natura 2000, e habitat de várias espécies protegidas.
Entre as centenas de quilos de lixo recolhido encontravam-se sobretudo garrafas de vidro, comida, fraldas, talheres, utensilios de cozinha, redes de pesca ilegal, pneus, calçado, roupa, sacos de plástico, champôs, garrafas de água, etc.
O lixo acumulado, e muitas vezes escondido entre a vegetação, demonstra uma grande falta de sensibilidade e consciência de alguns cidadãos que frequentam o Paiva nos meses de Verão, uma facto que vem aumentar as preocupações da Associação SOS Rio Paiva para o alargamento das zonas de lazer no rio com as construções em curso nos concelhos de Vila Nova de Paiva, Castro Daire e futuramente em Arouca onde cerca de 8 km do rio serão abertos ao público através da construção de passadiços nas margens.
As acções “Vamos Limpar o Rio Paiva” realizaram-se nos dias 28 de Setembro e 5 de Outubro nos Distritos de Aveiro e Viseu: Castelo de Paiva (Várzea), Cinfães (Dois Areios), S. Pedro do Sul (Nodar), Castro Daire (Pego) e Moimenta da Beira (Soutosa), tendo envolvido cerca de uma centena de voluntários de todas as idades.


