Dezenas de árvores autóctones plantadas no vale do Paiva

rio paiva autoctone florestar 1

No passado dia 23 de Novembro, cerca de uma dezenas de pessoas participaram na iniciativa promovida pela Associação SOS Rio Paiva no lugar de Várzea (Castelo de Paiva) que teve por objectivo assinalar o Dia da Floresta Autóctone.
Incluída no projecto “Florestar Portugal” e com o apoio do ICNF – Instituto da Conservaçao da Natureza e Florestas, esta iniciativa consistiu na plantação de azevinhos, amieiros, freixos, carvalhos alvarinhos e sobreiros nas margens e encostas do Rio Paiva, ao longo de 2 km, como forma de promover a conservação e enriquecimento da galeria ripícola deste curso de água.
Além da plantação, foram ainda recolhidas sementes de algumas espécies autóctones (sobreiro, pilriteiro e castanheiro) que foram mais tarde semeadas para germinação em viveiro.
Esta acção foi complementada com outras iniciativas no concelho de Castelo de Paiva, coordenadas pela Associação ADEP – Associação de Estudo e Defesa do Património Histórico – Cultural de Castelo de Paiva, que promoveu a plantação de diversas espécies de árvores autóctones no município paivense.

rio paiva autoctone florestar 2

Artigos relacionados:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *