A Conferência “Os Rios do Futuro” foi organizada pela associação S.O.S. Rio Paiva em parceria com a Câmara Municipal de Castelo de Paiva e a Academia de Música, integrada na 2ª Bienal da Cultura que decorre no município até ao dia 20 de julho.
A Conferência decorreu perante uma plateia composta, e começou com as intervenções do Presidente da S.O.S. Rio Paiva e do Presidente da Câmara Municipal que enquadraram esta iniciativa e salientaram a sua importância num concelho rodeado por 4 rios: Douro, Paiva, Arda e Sardoura.
A iniciativa partiu de um desafio lançado pelo Vereador da Cultura da autarquia paivense à associação S.O.S. Rio Paiva, no âmbito da Bienal da Cultura cujo tema deste ano são “Os Rios de Payva”, para que fosse promovida uma conferência com o objetivo de refletir e debater ideias sobre os nossos rios.

Como oradores, participaram o Biólogo Ricardo Pinto (Mestre em Ecologia, Ambiente e Território), Nuno Formigo (Doutorado em Biologia e Professor Auxiliar da FCUP) e Pedro Teiga (Doutor em Engenharia do Ambiente pela FEUP e especialista em reabilitação de rios e ribeiras).
Ricardo Pinto, salientou a importância dos rios no desenvolvimento das civilizações, os problemas ambientais surgidos com a Revolução Industrial e a história e importância da S.O.S. Rio Paiva no contexto da preservação de um dos rios mais bem conservados da Europa.
Nuno Formigo salientou a importância dos rios e da água, focando-se na legislação Comunitária e nacional explicando como surgiu e em que consiste a Diretiva Quadro da Água.
Por sua vez, Pedro Teiga, explicou a importância dos nossos rios e deu exemplos de como manter um rio saudável, protegendo as galeria ripícolas e controlando as espécie exóticas. Teiga apresentou o projeto que está a desenvolver no território de Castelo de Paiva, na sequência dos incêndios que devastaram o concelho nos últimos anos.
A iniciativa terminou com um pequeno debate, onde o público pode colocar questões aos oradores e manifestar as suas opiniões.
