ETAR de Castro Daire – Em nome da verdade

Na sequência da denúncia pública do deficiente e ilegal funcionamento da ETAR de Castro Daire, comprovado pelos Serviços de Protecção da Natureza e Ambiente da GNR e da consequente contra-ordenação emitida pela Inspecção-Geral do Ambiente à Câmara de Castro Daire, surgiram em alguns orgãos de comunicação social declarações que colocam em causa a seriedade e o bom nome da Associação de Defesa do Vale do Paiva – SOS Rio Paiva.

O presidente da Câmara Municipal de Castro Daire, Fernando Carneiro, referiu que a notícia “não corresponde à verdade”, que desconhece a existência da Associação SOS Rio Paiva e que “nunca teve qualquer contacto com a mesma”.

Neste sentido publicamos o ofício dos Serviços do SEPNA comprovando a instauração do processo de contra-ordenação e correspondência trocada recentemente com o autarca local, nomeadamente um ofício assinado pelo próprio dirigido à nossa Associação. [clique nos documentos para ampliar]

1. ETAR sem licença
2. Troca de correspondência com CMCD

A Associação SOS Rio Paiva pugna pela seriedade e pela verdade, sendo uma instituição independente e intransigente na defesa da preservação do Vale do Paiva.

Lamentámos que da mesma forma que se procurou esconder a grave situação da ETAR de Castro Daire, se procure também iludir e confundir a população colocando em causa a seriedade de uma instituição que sem qualquer tipo de apoios tem feito um grande esforço para travar a destruição progressiva do mais importante recurso natural da Região!

A SOS Rio Paiva congratula-se com o reconhecimento por parte da CM de Castro Daire da existência de problemas no funcionamento da ETAR da Ponte Pedrinha e o anúncio de obras de reparação na mesma, prometendo estar atenta ao desenrolar dos trabalhos.

Lamentámos e estranhamos o silêncio, até ao momento, dos responsáveis autárquicos a jusante de Castro Daire, nomeadamente Arouca, Cinfães e Castelo de Paiva que até agora nada disseram sobre o assunto.

22 de Julho de 2011

[Após a publicação desta nota o Presidente da Câmara de Arouca concedeu uma entrevista à Rádio Paivense fm – Castelo de Paiva, confirmando a existência e descarga de esgotos no Rio Paiva em Vila Nova de Paiva e principalmente em Castro Daire onde, segundo o autarca existem 17 ETAR a drenar para o rio!]

rio paiva

  7 comments for “ETAR de Castro Daire – Em nome da verdade

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.