Em defesa do Rio Paiva

No passado dia 27 de Agosto a Associação SOS Rio Paiva esteve presente com uma banca informativa no evento “Sons da Água” promovido pela Câmara de Arouca na praia da Paradinha. Durante todo o dia muitas foram as pessoas que juntaram a sua voz ao nosso apelo pelo combate urgente aos focos de poluição que estão a manchar o nosso rio. A população mostra-se cada vez mais preocupada e inconformada com esta lamentável situação que deve de uma vez por todas ser encarada como um problema sério para o qual é urgente encontrar soluções.
O SOS Rio Paiva agradece a colaboração da autarquia, “Clube do Paiva” e da “Associação dos Amigos da Paradinha”.

“Queremos o rio mais limpo da Europa de volta!”

Em defesa do rio Paiva
Queremos o Rio mais limpo da Europa de volta!
Os participantes na sessão de esclarecimento – “Rio Paiva: Tempo de reflexão” – que decorreu no passado dia 30 de Julho de 2011 em Alvarenga, bem como os restantes cidadãos subscritores deste documento, vêm por este meio demonstrar a sua profunda preocupação em relação às descargas poluentes de que tem sido alvo o Rio Paiva, outrora conhecido pelas suas águas límpidas e puras, situação extremamente grave e que consideramos inadmissível.
O Paiva é um corredor ecológico de grande importância para uma série de espécies de fauna e flora com um valor patrimonial elevado, pelo que a poluição das suas águas com origem no mau funcionamento de algumas Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) e descargas ilegais, é inaceitável e deverá ser a preocupação principal de todos, nomeadamente das autarquias da região.
A poluição das águas do Paiva constitui um crime que lesa toda esta vasta região por ser este rio um importante valor natural reconhecido ao nível Europeu, e por isso um valioso recurso que importa preservar.
A progressiva degradação da qualidade da água do Paiva coloca ainda em risco a saúde pública das populações e toda a actividade económica local relacionada com o turismo e a prática de desportos de aventura.
Por tudo isto e pelo carinho que nutrimos por este curso de água, solicitamos a adopção de medidas urgentes e eficazes no sentido de eliminar os focos de poluição que estão nos últimos anos a contaminar o Rio Paiva e/ou os seus afluentes.
Queremos que o Rio Paiva volte a ser o Rio mais limpo da Europa!
Os signatários,


SOS Rio Paiva

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.