A associação S.O.S. Rio Paiva assinalou o Dia Mundial da Criança com uma caminhada junto ao Rio Paiva no lugar de Várzea – Bairros, Castelo de Paiva. Participaram nesta iniciativa cerca de meia centena de pessoas, que percorreram cerca de 8 km nos meandros do Paiva entre a ponte de Melo e a Retorta.
O percurso teve início no largo da igreja de Bairros, onde os participantes receberam um guia com informações sobre o Rio Paiva e a Rede Natura 2000, seguindo em direcção à Retorta. A caminhada incluiu passagens pelo Poço Negro, Ponte de Melo e o Ribeiro de Várzea.
Os participantes, de várias zonas do país, maioritariamente da região do Grande Porto, ouviram o biólogo Ricardo Pinto da S.O.S. Rio Paiva, falar dos principais problemas que afectam a conservação do Rio Paiva e do seu valor ecológico como Sítio de Importância Comunitária da Rede Natura 2000.

Esta caminhada não produziu resíduos, nomeadamente garrafas de plástico ou outras embalagens, uma vez que foi dispensada fruta, água em reservatórios isotérmicos e copos reutilizáveis a todos os participantes.