Campanha Vamos Limpar o Rio Paiva 2014

vamos limpar rio paiva 2014_200O objectivo da campanha "Vamos Limpar o Rio Paiva" (VLRP) é a sensibilização da população que frequenta este curso de água e os seus afluentes, para a mudança de hábitos, nomeadamente a deposição de lixo junto às margens dos cursos de água, que se não for recolhido para outro local, acabará por ser arrastado pelas correntes após as primeiras chuvas.

Colabore com esta iniciativa promovendo uma acção de limpeza na sua região. Recomendamos que as acções decorram em locais habitualmente muito frequentados durante a época balnear.

Indique o local onde pretendem realizar a acção ou o percurso do passeio.
Nome da entidade responsável pela organização da acção de recolha de lixo.
Indique a morada para o envio de flyers, cartazes, etc.

 

A Campanha VLRP, centra-se em duas regras fundamentais:

EU NÃO DEIXO O MEU LIXO NAS MARGENS
Deixar lixo nas margens, mesmo guardado em sacos de plástico, é uma atitude a evitar. Os sacos são geralmente destruídos e o lixo acaba espalhado pelo chão. As margens do Paiva não são de fácil acesso para a recolha de lixo das autarquias, e se cada um levar o seu lixo para depositar num contentor, é muito mais simples.
 
EU NÃO DESTRUO A VEGETAÇÃO RIBEIRINHA
A vegetação das margens tem grande importância para várias espécies, contribuindo para a estabilização e redução da erosão provocada pelo rio, além de favorecer a sua riqueza piscícola. É ainda importante para a qualidade da água, funcionando como filtro biológico de nutrientes e de outras substâncias poluentes.
Destruír a vegetação ripícola é uma forma de aumentar a degradação da qualidade do rio Paiva e da sua biodiversidade.
Evitar circular e/ou estacionar veículos motorizados nas margens do rio, é uma forma civilizada de usufruir do rio Paiva sem contribuír para a sua degradação e para a perda de qualidade deste espaço natural.
 
Durante o mês de Agosto, estamos a distribuír dezenas de cartazes por todo o vale do Paiva, sensibilizando as pessoas que frequentam o rio e seus afluentes, para que não deixem o lixo nas margens (mesmo acondicionado em sacos) e evitem destruír a vegetação ripícola, contribuindo assim para a preservação deste espaço natural. Esta acção é 100% financiada pelos associados da S.O.S. Rio Paiva com o pagamento anual das sua quotas, e conta com a colaboração de dezenas de cidadãos e associações da região.
 
A campanha prevê a realização de acções de recolha de lixo durante o mês de Setembro, que infelizmente ficou nas margens do rio durante a época balnear.
 
Vamos limpar o rio paiva

Artigos relacionados:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *