BE questiona Governo sobre poluição no Rio Paiva

Os Deputados Pedro Filipe Soares e Luis Fazenda do Bloco de Esquerda, questionaram o Ministério do Ambiente sobre as recentes descargas poluentes no Rio Paiva denunciadas pela Associação S.O.S. Rio Paiva às autoridades policiais. Os Deputados, através de pergunta escrita apresentada no dia 13 de Maio de 2015 na Assembleia da República, perguntam ao Ministério se tem conhecimento das situações denunciadas e se as mesmas já foram investigadas.

No pedido de esclarecimento ao Ministério do Ambiente, não foi esquecido o problema do mau funcionamento de algumas Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) existentes na bacia do Paiva, que estão a contaminar o rio através de descargas ilegais. O Bloco pergunta ao Governo se “haverá uma avaliação das ETAR’s da zona”.

Outro grave problema existente na bacia do rio Paiva, particularmente no concelho de Arouca, são os resíduos depositados a céu aberto das antigas minas de volfrâmio, que apresentam grave risco de contaminação hídrica e cuja remoção nunca foi efectuada, aguardando-se a resposta do Ministério do Ambiente em relação ao futuro destes resíduos tóxicos.

Recorde-se que a Associação S.O.S. Rio Paiva também já apresentou junto das autoridades competentes, nomeadamente a Agência Portuguesa do Ambiente, pedidos de esclarecimento em relação a estes assuntos.

pedrofilipesoares

Pedro Filipe Soares (Foto: Esquerda.net, Tiago Petinga/Lusa)

Artigos relacionados:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *