Artesãos do vale do Paiva

Está para breve a edição do livro “Os últimos Artesãos do vale do Paiva”.

O projecto, da autoria de Helena Caetano e João Rodrigues, abrange os sete municípios ribeirinhos do Vale do Paiva: Castelo de Paiva, Cinfães, Arouca, Castro Daire, S. Pedro do Sul, Vila Nova de Paiva e Moimenta da Beira e tem por objectivo a pesquisa e registo de ofícios artesanais tradicionais que se encontrem em risco de desaparecer, com vista à edição de um livro.

O livro “Os Últimos Artesãos do Vale do Paiva”, a ser editado pela Associação S.O.S. Rio Paiva na Primavera de 2014, representa um trabalho de cerca de dois anos, durante o qual foram registados cerca de 50 artesãos, que representam mais de 20 ofícios diferentes, alguns dos quais os últimos representantes de artes já raras do artesanato nacional.
Com cerca de 200 páginas, encadernado com capa dura, este livro será profusamente ilustrado com fotografias e textos que mostram modos de fazer, contam histórias de vida e dão a conhecer uma realidade diferente da que nos habituámos nos meios urbanos.

Apesar de contarmos com o apoio de alguns municípios e entidades, o valor que temos ainda não é suficiente para a edição do livro.

Por isso, criamos um projecto de Crowdfunding na plataforma PPL, com o intuito de o divulgar junto da comunidade que partilha os mesmos interesses. Se cada pessoa contribuir, juntos conseguiremos levar a cabo este projecto.

Contamos por isso, com a ajuda de todos aqueles que de alguma forma se identifiquem ou simpatizem com este projecto, e assim colaborem connosco para que este livro se torne real. Para isso, pedimos-vos que contribuam escolhendo a recompensa que melhor se adequa à vossa posição financeira actual, e que espalhem a mensagem aos vossos amigos, conhecidos e desconhecidos.

As recompensas são variadas, mas destacamos a pré-compra do livro a um preço inferior ao que terá depois de impresso, e/ou as peças feitas por artesãos do Vale do Paiva.

 

apoios

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *