S.O.S. Rio Paiva celebra 15 anos com exposição

SITE SOS

 

A S.O.S Rio Paiva vai assinalar durante o mês de Julho os seus 15 anos de actividade na defesa e preservação do Rio Paiva, com um conjunto de actividades que incluem uma exposição patente ao público no Centro de Interpretação da Cultura Local (Antigo edifício da cadeia) em Castelo de Paiva de 4 a 27 de Julho.

A exposição irá retratar alguns momentos desta longa caminhada, bem como toda a beleza do rio Paiva, classificado como Sítio de Impotância Comunitária da Rede Natura 2000. Além das imagens e da informação disponibilizada aos visitantes, vão ser ainda promovidas diversas palestras, que vão acontecer todos os sábados de Julho a partir das 14.30h.

No dia 5, será promovida uma palestra sobre "A influência do Rio Paiva na produção de Vinho Verde", promovida em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Castelo de Paiva, e integrada no programa da 17ª Feira do Vinho Verde de Castelo de Paiva que decorre durante todo o fim-de-semana no Largo do Conde. A iniciativa tem como objectivo avaliar os factores que influenciam a produção de vinho verde, nomeadamente os factores naturais, e a importância da conservação do vale do Paiva para a qualidade do vinho verde produzido na região. Serão analisadas questões relacionadas com a biodiversidade, geografia, diversidade de castas e o impacto das alterações no caudal e margens do rio.

Nos restantes fins-de-semana, as palestras abordam os 15 anos do S.O.S. Rio Paiva, a conservação e preservação deste recurso natural e a sua biodiversidade.

A Associação S.O.S. Rio Paiva convida toda a população a participar neste evento, que simbolicamente decorre no mesmo edifício onde há 15 anos atrás, a S.O.S. Rio Paiva promoveu uma exposição sobre a construção de uma barragem no Paiva.

A todos que ao longo destes anos apoiaram, participaram e contribuiram para a preservação do Rio Paiva, o nosso muito obrigado!

Programa completo:

Dia 4 às 19:00h – Inauguração da Exposição com Verde D’honra

mapa castelo de paivaDia 5 às 14:30h A influência do Rio Paiva na produção de Vinho Verde

(Palestra integrada no programa da 17ª Feira do Vinho Verde de Castelo de Paiva)
António Strecht (Eng.º Agrónomo)
Ricardo Pinto (Biólogo)
Jorge Pinto (Enólogo)

Dia 12 às 14:30h – SOS Rio Paiva – 15 anos de activismo
Associação S.O.S. Rio Paiva

Dia 19 às 14:30h – Rio Paiva – que futuro?
Nuno Formigo (Biólogo -FCUP)

Dia 26 às 14:30h – O Lobo, o Rio Paiva e as suas serras
Sara Roque (Bióloga – Grupo Lobo)

 

exposicao 2014_a3 copy

Partilha este conteúdo nas redes sociais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.