Voluntários vão juntar-se para limpar o Rio Paiva

No próximo dia 9 de Setembro grupos de voluntários vão juntar-se para recolher lixo nas margens do rio Paiva, numa iniciativa designada “Vamos Limpar o Rio Paiva” desenvolvida pela associação S.O.S. Rio Paiva – Associação de Defesa do Vale do Paiva. O objectivo é a sensibilização para a mudança de hábitos, alertando a população para a importância de manter as margens limpas, e evitar que os resíduos deixados durante a época balnear sejam arrastados com as primeiras chuvas.

Esta será a 3ª edição desta campanha que vai decorrer no mesmo dia nos municípios de Castelo de Paiva e Arouca com o apoio da Câmara Municipal de Arouca e do Serviço de Protecção da Natureza da GNR (SEPNA). Pretende-se que esta campanha seja um saudável convívio entre os defensores do Rio Paiva, recolhendo lixo que foi deixado nas margens do rio durante a época balnear e que se não for removido será arrastado pelas primeiras cheias, espalhando-se ao longo do curso de água.

Como participar?

Qualquer cidadão pode participar (crianças e adultos), bastando para tal inscrever-se numa das acções de recolha de lixo através do formulário disponível site da associação: www.riopaiva.org/vlrpinscricoes. Recomenda-se prudência a todos os participantes, evitando a recolha de lixo em locais de difícil acesso e seguindo as orientações dos promotores.

A campanha “Vamos Limpar o Rio Paiva” pretende alertar os frequentadores do Rio Paiva para a importância de não deixar resíduos nas margens do rio ou dos seus afluentes, e sensibilizar para a importância da preservação deste rio que tem uma extensão de 110 km, percorrendo 10 municípios dos distritos de Viseu e Aveiro.

Em 2013 centenas de voluntários participaram nesta campanha, recolhendo quase meia tonelada de resíduos. Para dar a sua ajuda nesta iniciativa de defesa do Rio Paiva inscreva-se numa das seguintes acções de recolha de lixo:

Acções a desenvolver no dia 9 de Setembro

  • AROUCA

Local: Espiunca/Passadiço do Paiva

Ponto de encontro: 10.00h – junto à Igreja de Espiunca.

  • CASTELO DE PAIVA

Local: Várzea e Retorta

Ponto de encontro: 15 h. – Junto à Igreja de Várzea

  • CASTRO DAIRE

Local: Praia da Folgosa

Ponto de encontro: 15 h. – Praia da Folgosa

 

INSCRIÇÕES: www.riopaiva.org/vlrpinscricoes

Acção de recolha de lixo na Paradinha (Arouca) em 2015

Artigos relacionados:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *