Vamos limpar o Rio Paiva

lixo no paivaVAMOS LIMPAR O RIO PAIVA_objectivos

O objectivo da campanha “Vamos Limpar o Rio Paiva” (VLRP) é a sensibilização da população que frequenta este curso de água e os seus afluentes, para a mudança de hábitos, nomeadamente a deposição de lixo junto às margens dos cursos de água, que se não for recolhido para outro local, acabará por ser arrastado pelas correntes após as primeiras chuvas. A campanha prevê a realização de acções de recolha de lixo no final da época balnear que infelizmente ficou nas margens do rio.

A fotografia da esquerda mostra o lixo que ficou acumulado numa curva do rio na chamada “garganta do Paiva” – Arouca – um local quase inacessível. Todo o lixo que se vê na fotografia foi arrastado pelas correntes a montante e ficou acumulado nesta curva isolada e sem acesso, nas escarpas do rio.

Assim surgiu a ideia de realizar  várias acções no mesmo dia em vários locais diferentes dos concelhos do vale do Paiva, com o objectivo de recolher o lixo depositado nas margens do rio (ou afluentes do Paiva) e sensibilizar a população para este problema.

VAMOS LIMPAR O RIO PAIVA_participar

A S.O.S. Rio Paiva disponibiliza cartazes de sensibilização, que poderão ser solicitados gratuitamente à Associação, e colocados em locais visíveis e autorizados. Sempre que possível em bares e estabelecimentos comerciais junto às praias fluviais do Paiva ou dos seus afluentes.

Qualquer cidadão ou entidade pode organizar uma recolha de lixo nas margens do Paiva, na data estabelecida pela organização, para que as acções de recolha decorram todas em simultâneo.

Os participantes devem estar munidos de sacos plásticos resistentes e recomendamos o uso de luvas.

No final o resultado da recolha deverá ser registado em fotografia.

A boa disposição é um factor essencial para o sucesso da iniciativa.

 

Em 2013 foram recolhidos mais de 500 kg de resíduos nas margens do Paiva e em 2015 cerca de 250 kg.

VAMOS LIMPAR O RIO PAIVA_recomendacoes
  • A recolha limita-se a resíduos pequenos (embalagens, plásticos, papeis, etc…)
  • Os resíduos de maior dimensão (móveis, pneus, electrodomésticos) devem ser registados com referência à sua localização para posterior recolha.
  • Não recomendamos a recolha em locais de difícil acesso que possam colocar em risco a segurança das pessoas.
  • As acções a desenvolver não incluem o corte de vegetação.
  • Recomendamos a separação dos plásticos para deposição num ecoponto ou ecocentro.
A Campanha “Vamos Limpar o Rio Paiva” é financiada pelos associados da S.O.S. Rio Paiva, que contribuem anualmente para a execução desta e de outras iniciativas pela preservação do Rio Paiva.

 

EDIÇÃO 2013

EDIÇÃO 2015

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *