Ministério confirma processo por descargas ilegais no Paivô

ministro ambiente portugal rio paiva

foto: CMC

Numa breve e evasiva resposta a uma pergunta Parlamentar colocada pelo Bloco de Esquerda, o Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, confirma que as autoridades investigaram e actuaram em conformidade em relação às descargas ilegais no rio Paivô, afluente do Paiva em Castro Daire. A informação prestada pelo Ministério não adianta mais pormenores sobre o caso. O processo está neste momento a decorrer e espera-se a devida punição dos responsáveis pelos crimes cometidos com coimas que podem ascender a algumas dezenas de milhares de euros.

As referidas descargas tiveram origem na Zona Industrial de Ouvida (Castro Daire) na primeira quinzena de Abril, tendo sido denunciadas por cidadãos que se aperceberam da alteração súbita da coloração do leito do Rio Paiva, que se apresentava com uma cor baça e esverdiada.

O Ministério não se pronunciou sobre outras questões colocadas, como a remoção das escombreiras das minas de volfrâmio em Arouca, outro foco preocupante de poluição da bacia do Paiva.

Os documentos podem ser consultados na página do Parlamento aqui.

 

Artigos relacionados:

  3 comments for “Ministério confirma processo por descargas ilegais no Paivô

  1. Manuel Paiva
    22 Julho, 2015 at 22:45

    A poluição dos rios consubstancia a prática de um crime e devem ser prontamente denunciadas às entidades reguladoras e competentes, para que se evitem danos maiores e se apurem os seu autores e se punam os mesmos severamente para desincentivar essas práticas criminosas. Os peixinhos e todos os seres vivos que ali habitam precisam das águas puras e límpidas e ricas em oxigénio, como nós precisamos de ar puro para respirar, … e eles contam connosco ! Ainda bem que o Sr Ministro da tutela está atento e pronto a atuar, daí que só podemos estar contentes e confiantes de que, porque os rios Paiva e Paivô precisam da atenção de todos em geral e em particular das entidades responsáveis . Resta-me uma palavra de apreço e de bem haja para a Associação SOS Rio Paiva, da qual sou sócio recente. Obrigado SOS Rio Paiva pela atenção e divulgação.

  2. Manuel Casimiro Da Anunciação Paiva
    24 Julho, 2015 at 7:13

    Ainda bem que o Ministério da tutela está atento e a atuar !
    Ainda bem que a Associação SOS Rio Paiva existe para defender o Rio Paiva e o seu vale e denunciar as descargas ilegais !
    É deveras importante denunciar rápidamente tais descargas logo que detetadas para se evitarem danos maiores e mais extensos, é bom que exista uma boa interligação entre todas as entidades interessadas em combater esses atos, que consubstanciam uma prática criminosa, logo punível .
    Por sua vez, a justiça para este tipo de crimes, deve ser célere a julgar e deve punir exemplarmente e severamente os autores dessas descargas ilegais, para assim desincentivar a sua prática .
    Gaia, 24 de Julho 2015 – Manuel Paiva

  3. 24 Agosto, 2015 at 23:41

    BOAS PARA QUEM ME LER DA REGIÃO DO PAIVA.
    A intenção de eu publicar aqui é para vos dar os parabéns pelo vosso trabalho e enviar-vos cópia dum comentário público que vos fiz n no nosso Grupo do Facebook e aqui segue……..e já agora aproveito para dizer que conheço muito bem toda a zona do Paiva por razões profissionais, pois morava em Ovar e era essa a minha zona de trabalho, e não pretendo entrar em discussão com quem quer que seja, sendo que para mim é dramático ao que estou a assistir em Portugal…………………………………

    RIO PAIVA……….O NOSSO POSTAL ILUSTRADO PARA A EUROPA ESTÁ…………POLUÍDO.
    Para os mais novos e outros o Rio Paiva já foi considerado o Rio + puro da Europa! Actualmente é só uma amostra do que já foi e o nosso Ministro do Ambiente não consegue estar em tantos lados com tantos rios poluídos. Mesmo assim continuam a autorizar a construir novos hotéis junto ao Paiva o que não irá ajudar em nada a sua recuperação. Portanto caminha também para um esgoto!

    Parabéns ao S.O.S. Rio Paiva pelo vosso trabalho
    Permitam-me também a ousadia e dizer aos poluidores que Portugal possui a legislação adequada e actualizada em termos criminais e um só artigo do Código Penal pode levar a percas de mandato autarquico e a prisão: artº279º do Código Penal. Se é verdade que a impunidade começa a ter um fim, é bom que os prevaricadores leiam este artigozito já actualizado com as últimas Directivas Europeias.
    Pel’O Porta Voz do OBSERVATÓRIO AMBIENTAL DO RIO
    DE MATTOS sébastien
    https://www.facebook.com/groups/685995898212441/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *