Meia tonelada de lixo retirado das margens do Paiva

RIO PAIVA 28SETTerminou este fim de semana a iniciativa "Vamos Limpar o Rio Paiva", promovida pela Associação S.O.S. Rio Paiva, com a realização de algumas acções de limpeza que tinham sido adiadas devido ao mau tempo que se fez sentir no dia 28 de Setembro.
Os objectivos desta iniciativa foram plenamente alcançados. Registamos a recolha de meia tonelada de resíduos das margens do Rio Paiva nas 5 acções realizadas que contaram com a participação da Associação de Produtores Florestais de Montemuro e Paiva, Associação Caminhos da Memória, Associação Cultural e Recreativa de Soutosa, Associação Eco-Turística Douro Paiva, Associação de Estudo e Defesa do Património Histórico-Cultural de Castelo de Paiva, Associação Florestal do Vale do Sousa, Associação Aldeias de Magaio, Associação Binaural, CLDS, Associação Ardena, Naturpaiva. e do Serviço de Protecção da Natureza da GNR.
Verificou-se a existência de grandes quantidades de lixo doméstico nas margens das zonas de lazer do Rio Paiva, situação preocupante uma vez que este lixo seria arrastado pelas correntes durante o Inverno, ficando espalhado pelo vale, muitas vezes em locais inacessíveis. A iniciativa permitiu também sensibilizar a população local para a ameaça que representa a deposição de lixo nas margens do rio, situação que prejudica o turismo, aumenta o risco de incêndio, contribui para a degradação da qualidade da água e afecta negativamente a biodiversidade num rio classificado na Rede Natura 2000, e habitat de várias espécies protegidas.
Entre as centenas de quilos de lixo recolhido encontravam-se sobretudo garrafas de vidro, comida, fraldas, talheres, utensilios de cozinha, redes de pesca ilegal, pneus, calçado, roupa, sacos de plástico, champôs, garrafas de água, etc.
O lixo acumulado, e muitas vezes escondido entre a vegetação, demonstra uma grande falta de sensibilidade e consciência de alguns cidadãos que frequentam o Paiva nos meses de Verão, uma facto que vem aumentar as preocupações da Associação SOS Rio Paiva para o alargamento das zonas de lazer no rio com as construções em curso nos concelhos de Vila Nova de Paiva, Castro Daire e futuramente em Arouca onde cerca de 8 km do rio serão abertos ao público através da construção de passadiços nas margens.
As acções "Vamos Limpar o Rio Paiva" realizaram-se nos dias 28 de Setembro e 5 de Outubro nos Distritos de Aveiro e Viseu: Castelo de Paiva (Várzea), Cinfães (Dois Areios), S. Pedro do Sul (Nodar), Castro Daire (Pego) e Moimenta da Beira (Soutosa), tendo envolvido cerca de uma centena de voluntários de todas as idades.
site sos margens paiva_02
site sos margens paiva_01site sos margens paiva_03

Artigos relacionados:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *