FIM DAS DESCARGAS POLUENTES NO VALE DO PAIVA

A Associação S.O.S. Rio Paiva lançou uma petição para exigir o fim das descargas poluentes no vale do Rio Paiva. O objectivo desta iniciativa é a angariação de mais de 4.000 assinaturas dirigidas ao Governo português para que o assunto seja debatido no Parlamento e se encontrem soluções para proteger o vale do Paiva da ameaça da poluição.

FAÇA PARTE DESTA CAUSA:

Qualquer cidadão pode colaborar na recolha de assinaturas para esta petição, bastando para tal descarregar o ficheiro disponibilizado e imprimir numa folha (frente e verso na mesma folha).

Documento para recolha de assinaturas: FIM das descargas poluentes_Rio Paiva

TEXTO DA PETIÇÃO:

O Rio Paiva é considerado um dos rios mais bem conservados e menos poluídos da Europa.

Nas últimas décadas o mau funcionamento de algumas Estações de Tratamento de Águas Residuais, as descargas poluentes pontuais no rio e seus afluentes e o avanço das monoculturas de eucaliptos e consequentes incêndios, têm ameaçado seriamente este curso de água único e habitat de várias espécies protegidas por Convenções Internacionais.

O Rio Paiva, classificado como Sítio de Importância Comunitária da Rede Natura 2000, é um curso de água com cerca de 110 km que atravessa os Distritos de Viseu e Aveiro, muito acarinhado pelas populações locais e de grande valor ecológico e cultural. É ainda uma importante fonte de abastecimento de água e espaço com excelentes condições para a prática de desportos de aventura e de turismo de natureza. No Verão é muito procurado pelas populações locais para a prática balnear.

Por todos estes motivos, as descargas poluentes no Rio Paiva constituem crimes inaceitáveis, que colocam em risco a biodiversidade, a saúde pública e um valioso património natural do nosso país.

A investigação da origem das descargas poluentes tem envolvido as populações locais, organizações não-governamentais, autarquias e autoridades, mas a falta de meios (técnicos e humanos) e a organização administrativa do território, dificultam e algumas vezes impossibilitam, a detecção atempada da origem da poluição.

Por isso os cidadãos abaixo assinados solicitam ao Governo a adopção urgente de medidas de fiscalização e punição de todo o tipo de descargas poluentes no vale do Paiva, bem como de medidas adequadas de ordenamento do território, que garantam a afectiva protecção deste património.

ASSINATURA ONLINE:

Pode assinar a petição através da internet aqui: PETIÇÃO PÚBLICA