Denunciado atentado contra o Rio Paiva em Vila Nova de Paiva

A Associação S.O.S. Rio Paiva denunciou à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) as intervenções realizadas no leito do Rio Paiva no lugar da Quinta da Azenha, Vila Nova de Paiva no início do mês de Setembro. A associação teve acesso a informações que davam conta de intervenções profundas no leito do Rio Paiva que levantam sérias dúvidas em relação à sua legalidade.

As obras teriam como objectivo melhorar as condições de captação de água para abastecimento público, numa altura de seca que tem causado problemas no abastecimento de água às populações. No entanto, tais intervenções carecem de autorização das entidades competentes e, no caso em apreço, colocam em risco a preservação e biodiversidade do Rio Paiva que o Estado português tem por obrigação salvaguardar. Imagens recolhidas no local mostram máquinas a “escavar” o leito do rio com grande impacto no curso de água. Neste sentido, as informações recolhidas foram remetidas para a APA pela S.O.S. Rio Paiva, denunciando um grave atentado contra o meio ambiente e em particular contra o Rio Paiva. A associação manifestou as suas preocupações junto desta entidade, questionando se estas intervenções foram devidamente autorizadas e licenciadas.

A S.O.S. Rio Paiva apurou que não deu entrada qualquer pedido de autorização para a realização destas intervenções no leito do rio, pelo que aguarda uma notificação oficial da APA sobre o assunto e sobre as diligências das autoridades para punir os responsáveis por este crime ambiental.

A S.O.S. Rio Paiva está igualmente preocupada com graves atentados à preservação do rio na zona do alto Paiva, nomeadamente nos concelhos de Vila Nova de Paiva, Sernancelhe e Moimenta da Beira, onde existem diversos açudes que não respeitam o caudal ecológico, principalmente no Verão. Tal situação tem levado à seca total de alguns troços do Rio Paiva, o que consideramos bastante preocupante. A S.O.S. Rio Paiva agradece à população o envio de toda a informação que possa ser útil na resolução e denuncia deste grave problema.

 
(Foto DR)

Artigos relacionados:

  2 comments for “Denunciado atentado contra o Rio Paiva em Vila Nova de Paiva

  1. Anselmo Fernandes
    15 Setembro, 2017 at 17:01

    É urgente fazer um levantamento exaustivo, desde a nascente ao Rio Douro de todas as intervenções e (publicas e privadas) no leito do rio e suas margens, bem como descargas no mesmo e denunciar para ser vista a sua legalidade.
    A Associação SOS Rio Paiva deve colocar no terreno as associações de defesa do ambiente, nomeadamente de jovens de cada concelho por onde corre esse Rio, para fazer esse levantamento e poder agir.

    TEMOS DE PRESERVAR o nosso RIO PAIVA.

  2. Lionel
    15 Setembro, 2017 at 23:17

    Gostava também de saber o porque da não preocupação da limpeza das margens do leito e de algum peixe que morre com seca extrema, que afeta este pais… onde anda o S.O.S do rio paiva para ” ajudar/ preservar a manutenção desse rio” é muito bonito ” criticar” no momento das eleições as manobras efectuadas para melhorar a vida dos paivenses na falta de água…. desculpem qualquer coisa, sendo eu morador desse município. Obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *