250 kg de lixo retirados do Rio Paiva

A 2ª edição do “Vamos Limpar o Rio Paiva” decorreu no passado dia 29 de Agosto com a participação de quase uma centena de voluntários de todas as idades, e em 4 concelhos do vale do Paiva. A iniciativa coordenada pela Associação S.O.S. Rio Paiva, contou ainda com a participação de diversas entidades e associações que promoveram acções de recolha de lixo nas margens do rio, nomeadamente a Associação Eco Turística DouroPaiva, Associação Amigos da Paradinha, Serviço de Protecção da Natureza da GNR, Bombeiros Voluntários de Castelo de Paiva, Câmara Municipal de Arouca, Ardentia Marine (mergulho profissional), Manta Verde -Associação da Biointerpretação de Lamosa e o Centro Interpretativo Aldeia da Faia.

A iniciativa resultou mais uma vez num grande sucesso, permitindo a recolha de cerca de 250 kg de resíduos que se encontravam espalhados nas margens do Rio Paiva que, se não fossem recolhidos, seriam arrastados pelas correntes com as primeiras cheias. O objectivo do “Vamos Limpar o Rio Paiva” é a promoção da mobilização cívica e sensibilização para a defesa do rio e dos seus afluentes e este ano decorreu em plena época balnear o que contribuiu para sensibilizar os banhistas que nesta altura frequentam as zonas de lazer do rio. Pela primeira vez foram utilizados mergulhadores nesta iniciativa, graças à generosidade e disponibilidade demonstradas pelos B. V. de Castelo de Paiva e a empresa Ardentia Marine. Esta acção permitiu a recolha de plásticos e redes que se encontravam depositados no leito do rio.

As acções de recolha de lixo decorreram nos concelhos de Castelo de Paiva (foz do Paiva e Várzea), Cinfães (Ponte da Bateira), Arouca (Espiunca/Passadiço do Paiva e Paradinha) e Sernancelhe (Lamosa).

Vamos Limpar o Rio Paiva 2015:
11951398_953794794669410_4889618684862048868_n
Castelo de Paiva (foz do Paiva): Bombeiros Voluntários de Castelo de Paiva
VLRP 2015 Cinfães
Cinfães: Associação Eco Turística DouroPaiva e SEPNA-GNR de Lamego
2015-08-30 13.45.14
Castelo de Paiva (Várzea): Ardentia Marine e S.O.S. Rio Paiva
DSCN6139
Arouca (Paradinha): Associação Amigos da Paradinha
Sernancelhe: Associação Manta Verde e Centro de Interpretação da Aldeia da Faia.
Sernancelhe: Associação Manta Verde e Centro de Interpretação da Aldeia da Faia.
foto (8)
Arouca (Espiunca): S.O.S. Rio Paiva e Câmara Municipal de Arouca

Artigos relacionados:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *